ROPE SKIPPING


O Rope skipping apareceu , nos Estados Unidos da América, inicialmente tratou-se de transformar uma brincadeira das crianças no melhor programa de desenvolvimento da aptidão física, principalmente de desenvolvimento do sistema cardiovascular. De facto foi a National heart fundation (Fundação Nacional do Coração) que utilizou esse desporto como terapia para os seus doentes cardíacos, uma vez que foi, e ainda é, considerado um excelente modo de melhorar o sistema cardiovascular.  Mais tarde, ainda nos E.U.A., esta modalidade fez parte de uma campanha anti-droga. O objectivo principal desta campanha foi dar uma ocupação de rua que fosse suficientemente motivadora para os jovens, e os resultados foram muito satisfatórios.  Como é uma modalidade que não é difícil de aprender, apresenta rápidos progressos e tem um resultado final espectacular, tornou-se muito popular e passou a fazer parte do currículo da disciplina de Educação Física nas escolas dos E.U.A.  Mais tarde, com o aperfeiçoamento dos materiais utilizados e o aumento da espetacularidade, passou também a ter uma representação a nível dos clubes desportivos. Hoje em dia é uma modalidade de competição não só nos E.U.A. como em muitos países espalhados por todos os Continentes.  Na Europa o Rope Skipping apareceu devido ao interesse de um estudante alemão, Wolfgang Westrich, após uma estadia nos E.U.A. Inicialmente foi desenvolvido numa escola mas rapidamente passou a fazer parte dos programas curriculares. Logo depois apareceram os clubes desportivos e as competições. Actualmente na Europa existe uma organização que coordena as competições e todas as outras actividades entre os vários países europeus, a ERSO (European Rope Skipping Organization).  A nível mundial existem numerosos grupos e clubes filiados em associações regionais, nacionais e internacionais. A mais importante é a FISAC-IRSF (Federation internationale de saut a la corde Internacional Rope Skipping Federation.  O primeiro campeonato do mundo foi organizado em 1997 na Austrália.  No Fitnesscenter dos E.U.A. são muito procuradas as aulas de AeroJump  e SpeedRope, que mais não são do que algumas partes do Rope Skipping.

Fotos












Quem Somos

          O grupo ´´ JUMP BOYS `` se formou através do filme JUMP IN!, que foi apresentado na globo. Quando um integrante do grupo se interessou e foi tentando fazer o que viu no filme, surgiu a idéia de criar um grupo parecido, com isso em mente e depois de varias tentativas nos treinos, ele procurou entre seus  colegas quais tinham aptidão para pular corda dupla.
          Os JUMP BOYS  tiveram  muita dificuldades de aprender, mais com esforço e dedicação, conseguiram  pular corda com uma boa cordenação motora.